Medicina Antroposófica

A Medicina Antroposófica foi fundada, no século XX, pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner e pela médica Ita Wegman. A prática reconhece métodos das ciências naturais, como a medicina e a psicologia tradicionais, mas busca compreender o homem considerando-o um ser físico, anímico e espiritual. A Antroposofia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. O Ministério da Saúde aprova o "observatório" das experiências de Medicina Antroposófica junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Xamanismo


Hoje, das 19h às 22h, segue o curso vivencial de Xamanismo nível II, com Alexandre Meirelles, na Clínica de Medicina Antroposófica de Uberlândia. Mas afinal, o que é Xamanismo? A prática é de origem siberiana, baseado no conceito de “Saman”, que significa “aquele que não perdeu a integração”. O Xamanismo é a síntese da espiritualidade, da integração e da essência divina. Não tem nenhuma conotação religiosa, mas sim, de uma filosofia espiritual profunda onde seu “templo” é a própria natureza.
Não há caminhos fechados, respostas prontas ou receitas milagrosas. Há apenas um vasto universo de possibilidades, cujo principal convite é: aprenda com a natureza e siga o caminho do seu coração.
O Xamanismo é, antes de tudo, uma forma de ler e viver a vida. Ele contempla uma intensa compreensão da natureza e dos relacionamentos que nós, seres humanos, podemos ter com ela. Os ensinamentos contidos no Xamanismo nascem com os povos nativos, que nutrem um profundo respeito por seus ancestrais e por todas as formas de vida. Não é por acaso que os indícios de práticas xamânicas remontem há mais de 40 mil anos. Pode-se dizer, de uma forma bem simples, que o berço do xamanismo é o momento em que o homem se percebe como parte de um todo maior, reconhecendo a sacralidade da vida e os mistérios da natureza e dos espíritos.
Nos últimos anos, a curiosidade pelas práticas xamânicas tem aumentado fortemente. Em parte, porque muitos já acordaram para o sentimento de vazio da alma, e intuem que ele não pode ser preenchido por ofertas sedutoras e passageiras do mundo moderno. Há também quem gosta de novas experiências, e vê no Xamanismo - conhecido também como Caminho Vermelho - a possibilidade de fazer “viagens ao mundo dos espíritos”. Quem ama a natureza também encontra nos ensinamentos xamânicos um abrigo para acalentar o corpo cinza, a mente cansada, o coração distante e o espírito esquecido.
O Xamanismo se encaixa em qualquer crença ou religião, pois sua principal ligação é com a Vida e seus mistérios.

Entenda o que é Xamanismo com Alexandre Meirelles, hoje e a amanhã em Uberlândia. Assista a uma entrevista com o xamã.
bloco 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário