Medicina Antroposófica

A Medicina Antroposófica foi fundada, no século XX, pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner e pela médica Ita Wegman. A prática reconhece métodos das ciências naturais, como a medicina e a psicologia tradicionais, mas busca compreender o homem considerando-o um ser físico, anímico e espiritual. A Antroposofia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. O Ministério da Saúde aprova o "observatório" das experiências de Medicina Antroposófica junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Paciência


"Mesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede

Um pouco mais de alma

A vida não para...

Enquanto o tempo

Acelera e pede pressa

Eu me recuso faço hora

Vou na valsa

A vida é tão rara...

Enquanto todo mundo

Espera a cura do mal

E a loucura finge

Que isso tudo é normal

Eu finjo ter paciência...

O mundo vai girando

Cada vez mais veloz

A gente espera do mundo

E o mundo espera de nós

Um pouco mais de paciência...

Será que é tempo

Que lhe falta para perceber?

Será que temos esse tempo

Para perder?

E quem quer saber?

A vida é tão rara

Tão rara...

(Paciência - Lenine)



PACIÊNCIA - O ATO DE ESPERAR, por Tânia Alvares


Hoje em dia, na agitação do mundo moderno, esquecemos de cultivar e ensinar esta nobre virtude. A elaboração emocional e o aprendizado inconsciente sobre as relações humanas já se inicia no momento que a consciência germina e floresce no ventre materno e se estrutura organicamente até os 21anos de idade. Nos primeiros sete anos de vida as experiências são gravadas na memória do corpo físico, nos próximos sete anos os hábitos se tornam impressos no corpo vital, na adolescência a verdade e o respeito observados no mundo, no corpo emocional. Percebam como o aprendizado estrutura a organização física no   ser humano. E por isto Rudolf Steiner demonstra nesta frase “O professor é quem cura o médico ensina”, a importância da educação na saúde.
Então começamos nossas aulas sobre a paciência quando já captamos as vibrações emocionais e mentais de nossas mães quando recebem a notícia da nossa chegada ou reagem aos fatos do cotidiano. Dos nossos pais até o final dos sete anos recebemos suas vibrações indiretamente, captamos nesta primeira fase o que nossas mães sentem por eles.
A paciência vem do ato da espera. Percebam como esperamos sempre: a mãe espera a chegada do filho, a criança espera a hora da refeição, a hora de ir à escola e a hora de voltar para casa; os namorados esperam-se mutuamente; espera-se muita coisa: espera-se pelo emprego almejado, espera-se pelo amigo ou pelo inimigo, espera-se uma vida melhor, espera-se até mesmo a hora da morte. O ser humano passa a sua vida em espera. A ESPERA É SAGRADA. O ato de esperar desenvolve internamente nas almas humanas o princípio, a virtude da esperança. É importante sabermos o significado da espera e aprendermos tudo o que encerra este processo, aprendermos a paciência, a tolerância, o não julgamento, a não crítica, esperemos sempre, pois o nosso tempo é a eternidade. Estes
pensamentos devem sair da esfera daquilo que é incompreensível e também inconcreto, devem sair do abstrato, devem sair do próprio pensar. O significado da espera e da esperança devem ir, ao longo da vida humana, penetrando os nossos corpos, desde o pensamento, se mobilizando aos sentimentos, por último às ações e assim o ser humano se transforma. Essa transformação percorre todo um caminho do pensamento até o corpo físico. Quando um pensamento que a princípio pode ser caracterizado como abstrato, consegue finalmente chegar ao físico do homem estamos repetindo o mistério do nascimento pois de algo espiritual dá-se uma presença física: nascimento e esperança. E esses mistérios devem ser vividos.
Todos aqueles que buscam a paz, a felicidade e a saúde devem cultivar o ato de esperar e a virtude da esperança. A medicina antroposófica entende a importância de ajudar o ser humano a desenvolver estas virtudes e analisa a doença como o resultado de reações emocionais contrárias as mesmas. Ensinamos aos pacientes a substituírem emoções viscerais inconscientes reativas por sentimentos gerados pelo entendimento e superação de traumas e experiências não compreendidas. O caminho é o cuidado com o corpo físico: alimentação, sono, ritmo de vida; com o corpo emocional: cultivo dos pensamentos e sentimentos a busca da transformação moral; e com o corpo espiritual é resgatar a confiança no mundo espiritual e na existência de uma sabedoria universal. Além dos medicamentos que harmonizam o físico, a vitalidade e o emocional, trabalhamos com as meditações como instrumento de transformação e cura. Indico a realização desta meditação, faça a leitura em voz alta e depois de cada frase fique em silencio e permita que o som de suas palavras ressoe em seu corpo.

Meditação de Michael


Temos de estipar da alma, com a raiz, todo medo e terror daquilo que do futuro vem de encontro ao homem.

Serenidade em relação a todos os sentimentos e sensações perante o futuro o homem deve adquirir.

Encarar com absoluta equanimidade tudo aquilo que possa vir e pensar somente que tudo o que vier, virá a nós de uma direção universal plena de sabedoria.

É isto o que temos de aprender em nossa época. Viver em pura confiança, sem qualquer segurança existencial, viver na confiança da ajuda sempre presente do mundo espiritual.

Realmente, não é possível de outra forma. 

Disciplinemos firmemente a nossa vontade e procuremos o despertar interior, todas as manhãs e todas as noites.

Rudolf Steiner

Bremen, 27 de Novembro de 1910

Nenhum comentário:

Postar um comentário