Medicina Antroposófica

A Medicina Antroposófica foi fundada, no século XX, pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner e pela médica Ita Wegman. A prática reconhece métodos das ciências naturais, como a medicina e a psicologia tradicionais, mas busca compreender o homem considerando-o um ser físico, anímico e espiritual. A Antroposofia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. O Ministério da Saúde aprova o "observatório" das experiências de Medicina Antroposófica junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

terça-feira, 13 de julho de 2010

Meditar faz bem para o coração



É o que revela uma pesquisa publicada num dos periódicos científicos mais conceituados do planeta, a revista Archives of Internal Medicine


Não assuste se um dia o cardiologista lhe recomendar um pouco de meditação. A técnica milenar está sendo investigada por profissionais que se ocupam da saúde cardíaca.
Prova disso é um recente estudo publicado no periódico americano Archives of Internal Medicine, uma das revistas mais respeitadas no meio científico internacional. Liderada por um time de cárdios do Hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, nos Estados Unidos, o trabalho apresentou um resultado no mínimo inusitado: os pesquisadores verificaram que a prática da meditação transcendental contribuiu para melhorar os níveis da pressão arterial e a resistência à insulina em pacientes com males no peito.
Cada membro dessa dupla, que pode interferir de forma negativa no coração, integra um aglomerado de problemas conhecido como síndrome metabólica.
Além do duo acima citado, fazem parte do pacote as taxas elevadas de colesterol e triglicérides, além da obesidade visceral, o nome pomposo da barriga de chope.
No final das contas, a síndrome, essa verdadeira bomba-relógio, já vem sendo considerada pelos especialistas como um fator de risco de morte para portadores de doenças cardiovasculares e um meio de detectá-las. "É a primeira vez que vejo uma abordagem que leva em conta a meditação transcendental e alguns componentes da síndrome metabólica", comenta sobre o estudo o cardiologista Heno Lopes, autor do livro Dieta do Coração, publicado por SAÚDE!, e médico do InCor, o Instituto do Coração, em São Paulo.
Além disso, trata-se de uma pesquisa que realmente tem relevância científica graças à metodologia empregada na sua condução. "Em resumo, é um trabalho randomizado e controlado, ou seja, que recruta voluntários com o mesmo perfil e os distribui em grupos aleatoriamente para evitar algum tipo de viés no resultado final", diz o cardiologista Marcos Knobel, do Hospital Israelita Albert Eisntein.

Fonte: http://www.scribd.com/doc/5098378/Meditar-faz-bem-para-o-coracao-corpo

APRENDENDO A MEDITAR...
A SE OLHAR...
A SE AMAR...

CURSO DE MEDITAÇÃO

“Na época atual vivemos como que adormecidos, sem viço e sem vida.
A meditação é uma prática que nos permite trocar os ruídos pela música, silenciar a forma, acordar o espírito, reencontrar a nós mesmos em essência e vida”.

A quem se destina:
As pessoas que desejam, por meio da transformação do pensar, adquirir uma vida saudável e relacionamentos harmoniosos.
Aqueles que buscam conhecer práticas de meditação adaptadas ao homem e ao mundo contemporâneo.
Aos profissionais das áreas da saúde, da educação e das organizações que desejam conhecer as experiências da prática da meditação e seus benefícios nessas áreas.

PROGRAMA
Teórico: Condições necessárias para o desenvolvimento de um pensar contemplativo.
Prático: Exercícios práticos para serem realizados no cotidiano para o desenvolvimento da calma interior, da reflexão contemplativa, compreensão e escuta da linguagem interior e seu reflexo no mundo exterior.
Prática de Meditação: Serão ensinados três exercícios de visualização pela técnica da imaginação ativa que atuarão como instrumentos de cura e transformação do pensar.

DATA: 21 de Agosto de 2010 - Sábado
HORÁRIO: 9h30 às 12h e 14h às 17h
INSTRUTORA: Dra. Tânia Helena Alvares, médica mestre em clínica médica, área de nefrologia, disciplina de transplante renal pela FMUSP-SP. Formação em medicina ampliada pela antroposofia e medicina vibracional.
VALOR: R$ 170,00 ou 2 parcelas de R$90,00

Rua Israel Pinheiro, 388, bairro Morada da Colina
Telefone: (34)3219-8636
thalvares2009@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário