Medicina Antroposófica

A Medicina Antroposófica foi fundada, no século XX, pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner e pela médica Ita Wegman. A prática reconhece métodos das ciências naturais, como a medicina e a psicologia tradicionais, mas busca compreender o homem considerando-o um ser físico, anímico e espiritual. A Antroposofia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. O Ministério da Saúde aprova o "observatório" das experiências de Medicina Antroposófica junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

sábado, 31 de julho de 2010

Amit Goswami no Brasil



O físico indiano Amit Goswami passa mais uma vez por São Paulo para realizar uma série de palestras e um workshop abordando diferentes assuntos nos dias 28 e 29 de agosto.
O cientista é PHD em física quântica e ficou conhecido por sua participação no filme "Quem Somos Nós?"
Amit Goswami é autor dos livros "A Física da Alma" e "Universo Autoconsciente" e um dos pioneiros nos estudos que buscam unir ciência e espiritualidade.

Todas as informações sobre a vinda do pesquisador ao Brasil no site

http://www.amitnobrasil.com.br/

Um trecho de uma entrevista em que Amit fala sobre a ressureição e a imortalidade

Sobre a ressurreição. Como você reconcilia essa idéia com sua ciência?

Amit Goswami: É a visão convencional e popular que nos põe confusos. Em I Coríntios, São Paulo ensinava que o corpo ressuscitado é diferente do corpo físico perecível; ele é pneumatikos, um corpo espiritual e imperecível. É possível interpretar o corpo espiritual como um corpo sambhogakaya fora do ciclo morte-renascimento, uma mônada quântica desencarnada, cuja tarefa no plano terrestre foi cumprida.
Se Jesus renasceu em espírito ou corpo sambhogakaya, os apóstolos poderiam vê-lo renascido?

Amit Goswami: Sim. Não há nada na história da ressurreição que não se ajuste. Os apóstolos estavam correlacionados com o corpo espiritual desencarnado de Jesus; logo, puderam experimentar as propensões de Jesus, memorizadas no corpo sutil. Com a pureza de suas intenções, que repartiram com Jesus, puderam ter acesso simultâneo à janela não local das encarnações de Jesus. As projeções que viram poderiam ter sido formadas pelos mesmos mecanismos que as aparições. A experiência de São Paulo na estrada e Damasco, uma experiência na qual viu uma luz forte e ouviu as palavras “Saulo, Saulo, por que você está me perseguindo?” também se encaixa nessa interpretação da ressurreição.

Assim, em sua abalizada opinião, a reencarnação é científica?
Amit Goswami: A resposta é um retumbante sim. Pense. Os dados sobre reencarnação nos evidencia definitivamente de que a mente não é o cérebro, pois ela sobrevive à morte do corpo físico. Além disso, o propósito da ciência é levar as realizações, experiências e sabedoria das pessoas ao cenário público, por meio de teorias e experimentos em desenvolvimento, dos quais todos podem participar e todos julgam úteis. Creio que o modelo que estudamos aqui cumpre esse propósito.

A vida já é bem complicada sem que tenhamos de nos preocupar com vidas passadas e futuras. Por que devemos nos incomodar com elas? O pensamento reencarnatório é útil para as pessoas em geral, pessoas que não têm, por exemplo, qualquer necessidade terapêutica para conhecê-lo?
Amit Goswami: Definitivamente. Primeiro, o pensamento reencarnatório pode ser de grande valia para que as pessoas comuns vejam o valor da ética em suas vidas. Nas sociedades materialistas, a ética é considerada relativa; isso corrói a moralidade com a velocidade desejada, e as sociedades degeneram, como vemos hoje com freqüência. Porém, se as pessoas sabem que a transgressão ética desta vida conduz a repercussões cármicas na próxima, a ética se torna importante. Segundo, a idéia da reencarnação nos permite ver que a morte faz parte de uma jornada criativa; essa percepção pode alterar nossa atitude para com a morte e minimizar nosso medo dela, além de mudar, por implicação, nossa atitude perante a vida. Por último, mas não menos importante, a teoria da reencarnação nos diz que voltamos à Terra em cada encarnação para realizar algum trabalho significativo, para aprender alguns contextos e remover algum karma negativo. Em outras palavras, temos um destino a cumprir. Pessoas que estão conscientes de seu destino não são atormentadas por questionamentos acerca do sentido da via; elas “sabem”.

Com a mudança da atual cosmovisão materialista para outra baseada no primado da consciência, que aceita uma visão reencarnatória da vida e da morte, como você acha que o ser humano irá mudar?

Amit Goswami: O foco das sociedades materialistas é o prazer e o consumo, propelidos por novos e novos artefatos de entretenimento. O foco está sempre sobre a matéria ou a mente em seu mínimo denominador comum – a informação. Perceber que o objeto da vida humana não é nem o prazer, o consumo ou o entretenimento, mas a alegria de aprender e criar, reorientará o foco de volta para nós. Como posso manipular melhor a matéria para produzir novos artefatos de entretenimento? Ou, como posso usar a mente para processar cada vez mais informação? Essas perguntas vão dar lugar a “como posso me transformar e manifestar o propósito criativo que escolhi para mim mesmo antes de nascer?” Não que devamos encerrar as pesquisas sobre materiais e informação, mas que também nos direcionemos para a transformação, para o verdadeiro serviço para a humanidade. O foco importante recai sobre nós, nossa criatividade, nossa felicidade (o que não devemos confundir com mero prazer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário